segunda-feira, agosto 07, 2006

Discussões: Creative Commons é Cidadania!

E os direitos moral e autoral de alunos em projetos que são disparados utilizando principalmente a Internet, onde ficam?

Dos muitos projetos que temos analisado na net com o uso de Blogs, pouquíssimos tratam ou pelo menos referenciam que os alunos envolvidos cederam, por meio da autorização dos pais, a divulgação de suas imagens e produções na Internet. Perigoso isso, não é?

Nos projetos desenvolvidos pela comunidade EscolaBR (que vale a pena ser visitada) os coordenadores do espaço, sempre citam a necessidade do trabalho com a questão dos direitos autorais, tanto que no projeto Sintonize, há em anexo uma ficha que foi encaminhada aos alunos antes destes participarem da oficina.

Discutir questões legais como as formas de licenças C (copyright) e CC (creative commons), oportuniza aos alunos compreenderem a necessidade de respeito e valorização de suas produções e das de outros.

Blog com alguns direitos reservados.
Como referenciar: PEDABLOGIA. Nome do artigo.Disponível em
http://pedablogia.blogspot.com/continuaendereçopost. Acesso em:----/----/----.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza as discussões sobre questões como esta ajudam no desenvolvimento da cidadania.Nunca havia pensado nisso.

Prof. Gílian Cristina disse...

É Gisele!

Temos que ter claras questões como as dos direitos autoral e moral, para que nossos alunos aprendam a respeitar as produções de outros e que estes também sejam respeitados em suas produções.

Obrigada por sua colaboração!