domingo, agosto 06, 2006

Métodos: Faça blog com a pedagogia do parangolé

"... O indivíduo veste o parangolé que pode ser uma capa feita com camadas de panos coloridos que se revelam à medida que ele se movimenta correndo ou dançando."

As muitas cores da capa - Parangolé - que vão se revelendo e fazendo-se novas a cada movimento da dança e as muitas cores dos vários lápis que apontam para caminhos diferentes do PedaBlogar representam a busca por novas e dinâmicas formas de ensinar e aprender utilizando o espaço web.

Já havíamos estudado em 2002, com a Prof. Edmea Santos, sobre a Pedagogia do Parangolé, mas só agora ao pesquisar sobre o uso pedagógico de blogs pela interação e ação real em projetos de aprender que possam ir além do superficial uso de ferramentas por si só, é que encontramos fundamentação e a possibilidade de trabalho com Blogs em Educação por esta pedagogia.

Em relação a Pedagogia do Parangolé, Marco Silva afirma que, "...vale a pena atentar para o sentido depurado do termo que certamente vem da arte "participacionista" da década de 1960, definida também como "obra aberta"." Participação abertura, oportunidade estas que podem levar o aluno a ser autor e ator de suas produções enquanto cidadão - produtor/construtor de conhecimento.

Tal qual na dança do Parangolé a participação e a interação é o que se espera de projetos que utilizem o Blog como ferramamenta educacional, onde a cidadania e o direito de expressão sejam vivenciados nas livres cores e movimentos.

Marco Silva ainda apresenta que: "...
Uma pedagogia baseada nessa disposição à co-autoria, à interatividade, requer a morte do professor narcisicamente investido do poder. Expor sua opção crítica à intervenção, à modificação, requer humildade. Mas, diga-se humildade e não fraqueza ou minimização da autoria, da vontade, da ousadia. Seja na sala de aula equipada com computadores ligados à Internet, seja no site de educação à distância, seja na sala de aula "infopobre", o professor percebe que o conhecimento não está mais centrado na emissão, na transmissão."

Quais são as relações que você leitor percebeu entre a Pedagogia do Parangolé e o trabalho cidadão com Blogs em Educação?

Nenhum comentário: