sábado, agosto 12, 2006

Métodos/Discussões: Blog. E quando o encantamento acaba?

Por que este título para a postagem?

É que ao analisar muitos dos relatos sobre os benefícios de se usar blogs em educação percebemos presente a palavra encantamento.

Acreditar, ter fé, que quanto mais imagens, sons, animações, recursos e incentivos uma aula apresentar, com mais peso e força aprendizagem ocorrerá, gera uma forma de fetiche em educação, fetiche que dá força à ações que não necessitam de muito planejamento como o uso do laboratório de informática para uma simples pesquisa na internet (dizemos simples a pesquisa realizada sem orientação), ou até mesmo para completar e preencher o Blog do projeto de um professor.

O encantamento traz em si um poder mágico, advindo de uma forma de feitiço, encanto, magia. Como envolver os alunos e professores em projetos e atividades com uso de tecnoloigas depois que o encanto passa, depois que a carruagem vira abóbora, depois que as luzes se vão?

O trabalho com o Blog - ferramenta de interação, comunicação e aprendizagem - deve remeter a ações que venham das reais necessidades dos alunos, sejam estas sociais, culturais, econômicas, políticas e de aprendizaagem. Apresentamos a seguir propostas de como trabalhar com o Blog remetendo a estas necessidades:

- Blog Social/Econômico/Político: Além de ser uma ferramenta de acordo com a perspectiva dos softwares sociais, o Blog pode ser trabalhado de acordo com questões que correspondam as necessidades sociais dos alunos - seria o que chamamos de Blog Cidadão - aquele que remete, apresenta e busca soluções para as necessidades da comunidade em que vive.
Funciona como fonte de notícias, espaço para discussão de problemas emergentes da comunidade como: falta de luz em determinadas áreas do bairro e o que e quem podem/foram acionados para resolver a questão, poucas vagas ou nenhuma creché nas emediações do bairro, como solucionar?, apresentação de eventos e iniciativas de sucesso que colaboram para integração, educação e saúde dos moradores do bairro.

- Culturais: Sabe aquela oficina de teatro que ocorre no centro comunitário do bairro duas vezes por semana? Bem, o Blog Cultural é o espaço adequado para apresentar cada um dos eventos de dança, música, literatura, enfim de arte que ocorram, bem como abrir espaço para que as pessoas participantes ou não dêem suas opiniões sobre cada uma dessas iniciativas.

- Aprendizagem: Os conteúdos que norteiam o currículo escolar devem e podem ser tratados em projetos educacionais que utilizem Blogs. Se a necessidade do aluno é aprender história, português, matemática, língua estrangeira, artes e entre outras tantas disciplinas, os Blogs poderão auxiliar na aquisição destes conhecimentos de forma dinâmica e interativa entre os envolvidos no projeto. Os Blogs por possuir característica ímpar possibilita a publicação de pesquisas, questionamentos, análises, sínteses e conclusões de conteúdos estudados e por meio dos comentários, tem-se a chance e oportunidade e novas interações que poderão levar a aprendizagens, novas análises, sínteses e conclusões.

- Agora, em um projeto escolar, de que vale a utilização de Blogs se os comentários não forem incentivados?
- Se os Blogs funcionam apenas como forma de apresentação de conteúdos e resultados de trabalhos feitos em ambiente escolar, para que utilizar Blogs e não páginas em html?
- E a pergunta que não quer calar: E quando o encantamento proporcionado pela simples formatação e edição com belas imagens, vídeos, canções e gifs animados acabar o que fica?O que tratar?Que conteúdos abordar?

Nenhum comentário: