terça-feira, agosto 08, 2006

Métodos: Blog Colaborativo

"...é que narciso acha feio o que não é espelho..."
Sampa -Caetano Veloso
Narcisistas. Este é fato consumado no que se refere a maioria dos Blogs Brasileiros, mas em educação esta característica deve e/ou pode permanecer?

Na busca de Blogs Colaborativos, encontra-se alguns que têm caracterísitcas bem especiais, como:
  • Vamos BlogarBR, na net desde 2003 e mantido por educadores de todo o Brasil e até exterior que alimentam o Blog Colaborativo com notícias e projetos educacionais, bem como mantêm seus blogs pessoais.
  • NETESCRITA (português), onde alunos apresentam suas aprendizagens e descobertas do mundo norteados pelo estudo da língua materna, orientados pela professora Emília Miranda, disponível desde janeiro de 2004.
  • O Blog mineiro Diário dos Olhos, é de encher os olhos com imagens riquíssimas de jovens fotógrafos, estudantes e alguns profissionais, é um espaço interessante e está disponível desde 2003. (Imagens com direito autoral)

Continuidade e conteúdo, é o que trazem os projetos que apresentam-se.

Dentre muitas buscas, temos analisado várias formas para o trabaho com Blogs que vão além da simples colaboração, você já pensou em Blog como uma ferramenta ativista?
Pois bem, também não havíamos feito esta análise mais profunda até lermos o artigo de Ricardo Rosas, sobre Blogs e ativismo - uma política de código aberto, as possibilidades e caminhos que ele apresenta deixam visíveis os pápeis sociais e políticos do uso de blogs em sala de aula, buscando a formação de um cidadão crítico, autônomo e atuante, com caracterísiticas rizomáticas de difusão do conhecimento e pesquisa.

E para que não apenas as pesquisas e análises da Comunidade PedaBlogia sejam apresentadas neste Blog de forma narcisista que tal você apresentar projetos colaborativos com uso de Blogs que você conheça, hein?! Use e abuse dos OPINABLOG.

Hum... isso dá uma idéia, quer ser colaborador deste Blog?

Encaminhe um email para pedablogia@yahoo.com.br e faça parte da comunidade PedaBlogia com seus artigos e pesquisas.
Aguardamos você!

Comunidade PedaBlogia!

Imagem disponível em: http://magazine.voiaganto.it/wp-galleryo/esperanza-dors/narciso.jpg

Nenhum comentário: