quarta-feira, agosto 02, 2006

Discussões:Diversidades em PedaBlogia

O logo montado e escolhido para representar este espaço já demonstra muito dos objetivos centrais do PEDABLOGIA. As várias cores dos lápis que encontram-se unidos na base, mas que apontam para direções diferentes, representam a diversidade de alunos que temos em sala de aula, a diversidade de possibilidades, a diversidade de caminhos, de expectativas e de aprendizagem presentes no espaço escolar.

Os vários lápis unidos na base mostram que para um trabalho sério, profundo, dinâmico e que busque aprendizagem, torna-se importante a pesquisa fundamentada em leituras, pesquisas e análises advindas e realizadas por educadores e pesquisadores que contemplem o que se espera ensinar.

A Pedagogia trata, segundo o dicionário Houaiss, da educação dos jovens e, por derivação de sentido, é o conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que se deseja formar, logo o PedaBlogia dará ênfase a discussões e pesquisas que tratem por meio de métodos pedagógicos, o uso de blogs que privilegiem o estudo de conteúdos escolares específicos e de encaminhamentos de estudos e pesquisas na área de educomunicação realizadas com alunos.

Gonzáles apresenta, em seu Blog, na postagem, de 20 de maio deste ano, três fenômenos no uso de blogs com alunos, muito interessantes, que são:

- uso de uma linguagem abreviada própria dos chats e mensagens de texto.

- uso de expressões consideradas inapropriadas com gírias e gracejos que soam como insultos, falta de respeito e grosserias.
- absoluta confusão entre os espaços públicos e privados na internet. (tradução minha)

Lembramos ainda que, o professor chileno, Benedicto Gonzáles, apresenta planejamento para o estudo de língua castelhana e comunicação para alunos de Ensino Médio, os seguintes objetivos:
  1. Compreender os processos de comunicação centrados principalmente no intercambio de informações e na interação entre pares.
  2. Compreender e elaborar discursos e textos informativos de uso frequente.
  3. Reconhecer, nas situações de comunicação e nas mensagem os fatores e elementos que influenciam na eficácia da comunicação e utilizá-los adequadamente.
  4. Compreender os diferentes tipos de mensagens e funções fundamentais dos meios sociais de comunicação de massa. (tradução minha)
Seriam estes pontos e objetivos iniciais de análise?

Nenhum comentário: