sábado, agosto 26, 2006

Métodos: Como avaliar o trabalho com Blogs (3ª parte)

Com base em um documento do Ministério da Educação, sobre Instrumentos para avaliação do desempenho , define-sem rubrica como:
"... um sistema de classificação pelo qual o professor determina a que nível de proficiência um aluno é capaz de desempenhar uma tarefa ou apresentar/evidenciar conhecimento de um conteúdo/conceito. Trata-se de explicitar, através de uma descrição detalhada, os níveis de qualidade de um desempenho ou de um produto. Com rubricas, podem definir-se os diferentes níveis de proficiência de cada critério. O desempenho em cada nível deve ser claramente definido e traduzir rigorosamente o critério correspondente.Tal como foi sugerido para a definição de critérios, os alunos podem participar na elaboração das rubricas ou, pelo menos, ter conhecimento prévio das mesmas. "
Jarbas Novelino, em seu blog Aprendente, discorre sobre o trabalho com rubricas na avaliação de WebQuests, como uma Avaliação Autêntica, e apresenta uma ferramenta para criação de rubricas, muito interessante (em inglês).

Clique aqui e veja um esquema/modelo rubrica criada por nós para o trabalho com Blogs em sala de aula.

E você o que acha deste tipo de avaliação, seria viável utilizá-la no trabalho com Blogs com seus alunos?

Nenhum comentário: