A avaliação em trabalhos colaborativos que contemplem o uso de ferramentas como blogs não pode ser tal qual estamos acostumados a realizar. O uso de Blogs em Educação abre caminhos para novas formas de ensinar, de aprender e claro de avaliar.
A avaliação por critérios é uma forma de se avaliar utilizando recursos de interação e colaboração, como o Blog. O estabelecimento de critérios leva educador e educando a traçarem juntos o que se espera de cada um no decorrer dos projetos e processos de aprendizagem envolvidos no uso de recursos web.
A Prof. Íris Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise interessante - em 13 de junho de 2005, no Blog Projetos Colaborativos, sobre critérios interessantes que podem e devem ser contemplados na avaliação de atividades que utilizem Blogs.
Propomos uma avaliação contínua e processual que contemple a aquisição dos conteúdos trabalhados e pesquisados, as atitudes de colaboração e participação dos alunos no processo que levem a metacognição - análise dos processos cognitivos que levem ou não a aprendizagem.
E você, nos projetos que utilizou/utiliza blogs como avaliou/avalia?
Aguardamos seu opinablog!
E você, nos projetos que utilizou/utiliza blogs como avaliou/avalia?
Aguardamos seu opinablog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário